Tenho visto muitos brasileiros preocupados com o aquecimento global, com o efeito estufa, com o degelo no Ártico e com as consequências da atividade humana no planeta. Há também um grupo de brasileiros que adotaram a visão das nações mais industrializadas, que dizem ser preciso preservar as florestas na América do Sul e na África, protegendo-as das investidas dos países em desenvolvimento, evitando a expansão da fronteira agrícola, da exploração dos recursos minerais e petrolíferos e garantindo a posse destas imensas áreas às "nações" indígenas, protegendo-as da ganância dos exploradores brancos.
Na visão destes esclarecidos protetores da natureza, os indígenas são as pessoas mais apropriadas para garantir a preservação destas áreas. Daí a criação de reservas contínuas, com milhares de hectares, para o uso de poucas centenas de indígenas.