segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Eleições 2014 - resultados da enquete do Blog.

          Fizemos a enquete com o restrito universo dos leitores do Blog, buscando a opinião de pessoas com este perfil específico.  Basicamente são pessoas com acesso à Internet, trabalham ou estudam e pertencem à pequena categoria dos que buscam informações relevantes, sejam elas econômicas, tributárias, políticas, ecologia, cidadania, etc.
       Notei também, pelos comentários feitos abaixo dos textos, que são pessoas com opinião e visão própria dos problemas relatados nas matérias.
       Alguns percentuais obtidos chamam a atenção.  Dos que receberam o pedido de manifestação na enquete, somente cerca de 10% retornaram com sua escolha.  Como o voto na enquete não foi obrigatório, isto pode revelar o pouco interesse das pessoas cultas e informadas no processo eleitoral majoritário, especialmente no cargo de presidente da República.   Ou não mostraram interesse ou se sentem sem opção.
         Dos votos obtidos, obtemos as seguintes preferências de voto:
  1. Aécio Neves (PSDB) -          70%
  2. Marina Silva (PSB) -              12%
  3. Dilma Roussef (PT) -               3%
  4. Luciana Genro (PSOL) -         3%
  5. José Maria Eymael (PSDC)    2%
  6. Pt. Everaldo Pereira (PSC) -   2%
  7. Nenhum deles -                       6%

        Os demais candidatos, Levi Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Eduardo Jorge (PV), José Maria, (PSTU) e Ruy Corte Pimenta (PCO), não receberam votação.
       A grande surpresa desta enquete foi o empate entre as candidatas Dilma Roussef (PT e atual presidente) e Luciana Genro (PSOL).
            Os leitores que não se dispuseram a sufragar nenhum dos candidatos atingiram 6% dos votantes, que garantiu o 3º lugar na enquete.
          Devido ao universo restrito das pessoas consultadas, não podemos afirmar qualquer proximidade entre estes resultados e os resultados reais de preferencia do eleitorado, mas apenas a preferência dos leitores deste Blog. Para que os que se sentirem prejudicados com as escolhas,  podem desqualificar esta enquete, à vontade.  

Um comentário:

  1. FERNANDO:

    NÃO LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO OS APOSENTADOS TAMBÉM CULTOS COMO OS DEMAIS, NÃO INCLUIRAM OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, O PESSOAL DA SAÚDE EXTREMAMENTENTE REVOLTADOS E OUTROS MAIS.
    POR ISSO, NÃO ACREDITO EM AÉCIO QUE ESTÁ EM 3 LUGAR, E HOJE, DIA 02/9/14, HÁ UM BOATO QUE ELE IRIA RENUNCIAR. INFELIZMENTE, DARÁ MARINA E O BRASIL EXPLODIRÁ.

    ResponderExcluir