sábado, 18 de outubro de 2014

Buscando o que o PT fez de Bom!

          Procurava algo de bom feito pelo PT, que redimisse o Lula, já que seu governo foi permeado por escândalos, compra de votos, vergonhas mil no campo diplomático, onde cedemos a todas as exigências de nossos aliados "mais pobres", perdoamos dívidas de países africanos cheios de petróleo e diamantes, que trucidam com regularidade suas populações de etnias diferentes dos governantes e ainda por cima, emprestamos mais dinheiro para obras feitas nestes países por empreiteiras brasileiras, que pagam comissão ao PT.  Fomos até chamados de "anão diplomático" por Israel, já na gestão da Dilma, ao interferirmos com bravatas em assuntos internos daquele país que se defendia de intensos ataques com mísseis e tivemos a desfaçatez de defender o ISIS, ou Estado Islâmico, na ONU, pregando o diálogo com chacinadores de cristãos e de minorias curdas e chiitas, criminosos que cortam cabeças de reféns sequestrados e ameaçam o Ocidente, ao qual fazemos parte. 
     Procurei pelas grandes obras de infraestrutura anunciadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que geraria desenvolvimento e empregos, mas descobri que foram todas abandonadas ou tiveram seu ritmo drasticamente reduzido quando o PT renovou seu mandato com Dilma Roussef na presidência da República.  Então, só restou o Programa Bolsa Família (PBF).
        Fiquei feliz e fui ler sobre o programa que poderia redimir o Lula e a Dilma, levando o povo brasileiro até a perdoá-los pelos seguidos erros em todos os campos da vida humana. Uma amiga, que preservo o nome, me enviou a lei.   Embora tivesse conhecimento pelo noticiário da época, que o PBF era a fusão de diversos programas de renda mínima anteriores, elaborados por Dna. Ruth Cardoso, era preciso obter confirmação.

          Verifiquei que o PBF foi instituído pela Lei nº 10.836, de 9/01/04,  sendo formado pela junção de 4 programas bem sucedidos, criados por Dna. Ruth Cardoso (esposa do FHC, para desespero dos petistas) e o PNAA (Fome Zero) do Lula, que fracassou sem distribuir uma única cesta básica, depois de consumir um dinheiro enorme (estima-se em R$30 milhões) em reuniões, viagens, cadastros e pesquisas.  Até a junção destes programas para a formação do PBF,  foi sugerida pelo governador de Goiás, Marcondes Perillo (PSDB).

         Cheguei à triste conclusão que, até a realização mais preciosa do Lula e agora da Dilma, também foi produto de furto!  Se apropriaram e dizem que é de sua lavra o programa de renda mínima criado pela esposa do FHC!  Ainda ameaçam os pobres com a retirada do PBF, caso a Dilma perca a eleição!  Ora, trata-se de um programa de Estado, regulado em lei, não um benefício de um governo, que pode retirá-lo quando quiser!  É muita desonestidade com o povo inculto e dependente dos programas assistenciais do Estado Brasileiro!
          Estou triste!   Pelo visto, a única coisa realmente boa que o PT, através do Lula,  fez,  foi manter inalterada a política econômica herdada do governo anterior, que implantou o Plano Real e deu valor ao dinheiro no bolso do trabalhador, possibilitando a manutenção de seu poder aquisitivo ao longo do tempo.   Manteve também sem reajustes, o funcionalismo público nos seus primeiros dois anos de governo, seguindo até nisto a política do governo anterior.
        Depois, veio a Dilma e estragou isto também!   Desrespeitou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) repetidamente, que punha um freio no apetite gastador dos governos, congelou preços e tarifas públicas, represando a inflação, arruinou nossas mais importantes empresas estatais, PETROBRAS e ELETROBRAS, fez investimentos em países estrangeiros sem capacidade de pagamento e até um suspeitosíssimo empréstimo secreto à Cuba foi feito, sem divulgar valores ou sua finalidade (suspeito que na área militar e armamentos),  inventou uma contabilidade, chamada de "criativa", que transforma despesas em investimentos,  empréstimos em receitas e depois complementou com "pedaladas fiscais", que passam pagamentos mensais não honrados para o mês seguinte, garantindo um superávit falso que contamina as contas públicas, envolvendo-as em um nó górdio de difícil desatamento.  Ainda usa regularmente os Bancos oficiais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) para o pagamento dos programas e benefícios sociais com recursos próprios, configurando um empréstimo do Banco controlado a seu controlador (rigidamente vedado pela LRF).  
          Não satisfeita com isto, à guisa de estimular a Economia, lançou e mantém um suicida programa de crédito ao consumo, para desovar os estoques das indústrias e evitar demissões numa Economia que não consegue mais sair do lugar!   Hoje, uma parte importante da população economicamente ativa e os aposentados estão enredados em dívidas, que consomem parte importante de seus salários, diminuindo seu padrão de vida e impossibilitando novo ciclo de consumo.  O crédito consignado serviu para enriquecer instituições financeiras e aumentar as dificuldades financeiras daqueles que dele se serviram.
          A Economia caminha para a paralisação e o caos, mas o Governo comemora a "surra" que o insosso Guido Mantega, Ministro da Fazenda, teria aplicado no Armínio Fraga, futuro presidente do Banco Central, se o Aécio Neves se eleger presidente.   Apenas se constata que o Guido Mantega manipula os dados, que conhece melhor que o Armínio Fraga, recém chegado do exterior.  Habilmente, Mantega dirigiu o debate para discussão dos dados que ele forneceu e não permitiu que o debate chegasse ao seu objetivo, que era análise das duas formas de gestão, da moeda e da Economia.  Ele e Dilma, fogem do terreno minado como o diabo foge da cruz!
             Pelo menos constatei, que não fazendo nada em matéria econômica, foi o que o Lula fez de melhor na Administração do país! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário