sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Debate ou Confronto Político? Onde estão as propostas de Governo?

              Estou impressionado como o debate político descambou para uma luta do bem contra o mal, do ódio contra o amor, onde não importa o grau de informação do eleitor, fatos verídicos e inverídicos são lançados ao público, em rede nacional, visando destruir biografias e arruinar carreiras, com o único objetivo da alcançar ou manter o poder a qualquer custo! 
         Programas de Governo são só vãs promessas, rapidamente esquecidas pelos vencedores e perdedores, que só voltam a prometê-las novamente ou cobrá-las na aurora das próximas eleições. 
             Não há um debate verdadeiro sobre os problemas que nos afligem e estão à espera de soluções e propostas desde sempre! Não se fala sobre os sérios problemas educacionais de nossa população, como a obrigatoriedade da Educação Básica para todos, universal e abrangente, mas preferem esgrimir números sobre quem fez mais e o que, enquanto a Educação permanece ao abandono físico, estrutural e capacitativo. todos tem a consciência que a Educação é a base de tudo para o desenvolvimento de um país e sua sociedade, mas todos tangenciam o problema, como não quisessem se comprometer com esta "mudança". Do jeito que falam, estão no caminho certo e vão "mudar mais"! 
       Cada vez, fico mais preocupado com o tempo histórico que estamos perdendo, desde a proclamação da República, em 1889. Enquanto diversos outros países, concentraram seus esforços na Educação e formação de seu povo, colhendo os resultados no espaço de uma geração e liderando a Tecnologia e o Conhecimento, patinamos sem sair do lugar e elegemos analfabetos e oportunistas sem caráter para nos dirigir. 
         Sempre acreditei que educação se aprende na escola, mas disciplina e caráter é tarefa indelegável dos pais, em casa!  Se queremos um país melhor, temos que começar a mudar dentro de nós, sem a ótica da ideologia, que turva o raciocínio, desviando-nos da solução. Mudando nosso pensamento em relação à Educação e lutando de verdade para torná-la universal (para todos), abrangente (com um amplo leque de conhecimentos), obrigatória (nem que tenhamos que buscar as crianças em casa ou nas ruas) e gratuita (totalmente custeada pelo Estado, até o final do Ensino Médio), tenho certeza que estaremos iniciando a verdadeira mudança!
          Nossa Infraestrutura sucateada, enquanto nosso atual governo, voltado para os pobres e miseráveis do resto do mundo, investe bilhões de dólares em republiquetas de charutos e bananas, vai  estreitando o gargalo que desemboca no desenvolvimento e enriquecimento da nação.  Fica cada vez mais difícil produzir e exportar produtos, primários ou com valor agregado, pois nossos portos não dispõe de logistica de transporte, acessos confiáveis e estradas e ferrovias razoáveis.
         Nossa industria patina, sem desenvolvimento de novos produtos, limitando-se à atender a demanda, estimulada artificialmente por crédito ao consumo, que rapidamente esgota a capacidade de compra do cidadão endividado e paralisando a industria, temerosa do encalhe.  Em breve, hordas de desempregados irão perambular pelas ruas, se não fizermos algo agora, com urgência!
          Mas, infelizmente nossos candidatos ao cargo máximo da nação, dedicam-se a lavar a roupa suja de suas atividades principais, a corrupção e o nepotismo aparelhador do Estado, e discutir a relação tempestuosa de irmãos, com interpretações diferentes da mesma ideologia!

3 comentários:

  1. Gde Esteves,
    O normal seria o debate sobre propostas, entretanto com o PT só porrada.
    Abrs Paulão

    ResponderExcluir
  2. NÃO HÁ INTERESSE NENHUM DE POLÍTICOS EM EDUCAR A POVO. SE O FIZER IRÁ PARAR NA CADEIA.

    ResponderExcluir