quarta-feira, 30 de maio de 2012


PRA QUEM ESTÁ QUERENDO IMPORTAR MOTOCICLETAS NOVAS E PEÇAS P/VEIÍCULOS

Esta matéria também foi publicada originalmente no site de motociclismo da Rotaway e atualizada para o momento atual.
                Tenho percebido nos comentários enviados a partir da primeira matéria (os quais agradeço sinceramente pela repercussão alcançada), que uma das preocupações dos amigos motociclistas é a importação de motocicletas novas, sob a esperança de que o preço lá fora seja bem mais barato que no Brasil, bem como trazer por outras vias que não os Correios as peças e partes que incrementam nossas motocicletas.
                Fui conversar com despachantes aduaneiros, conhecidos de longa data, bem como com alguns colegas da RFB, que conhecem bem sobre o assunto, para saber sobre se compensa realmente a importação direta ou devemos aguardar que algum representante da marca faça a importação pra nós.
                Até 2004, os despachantes usavam um índice, que era aplicado ao valor CIF(Custo Incluído Frete) para estimar o valor final do veículo importado.
                Aí estavam incluídos o seguro, taxas, armazenagem, capatazia, guia e licença de importação, certificado PROCONVE(Programa de controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores),II, IPI, ICMS, etc.  O valor até aquela época girava em torno de 2,5.

                Por exemplo: se você adquirisse um veículo por USD10.000(R$16.500,00 hoje), bastava multiplicar pelo índice de 2,5 para obter o valor final do veículo importado, no caso seria USD25,000.00 (R$50.000,00 com o dólar a R$2,00).  Isto mesmo, cinquenta mil reais!

                Pois é, até 2004 o índice era de 2,5 mas, hoje em dia, os despachantes estão utilizando o índice de 2,74 para estimar o valor final do veículo novo, importado diretamente por pessoa física.  Deixo para os amigos motociclistas o cálculo do valor final atualizado para a motocicleta de seus sonhos.
                Devemos considerar também que o câmbio atualmente está deixando de ser favorável ao Brasil, no tocante às importações em geral.

                A alíquota de importação (II) para veículos é de 70%, aplicável a todos os importadores, pessoas físicas ou não.  Caso o importador seja representante ou montador da marca no Brasil e submeta programa de exportação de partes e peças ou veículos para o exterior, a alíquota cai para 35%.  Isto reduz pela metade o imposto de importação e faz com que o preço do veículo importado pelo representante da marca fique abaixo do preço final do veículo trazido por importação direta.  Além do mais, há a garantia, que veículos trazidos por importação direta não tem.  Considerem isto também em seus cálculos e vejam se vale a pena e boa sorte!
               Essa imensa diferença entre o valor do veículo novo importado por pessoa física e o valor do mesmo produto importado por representante da marca é devido à política de importação do Governo Federal que procura proteger o mercado interno contra a concorrência predatória dos agentes estrangeiros.

                Quanto a trazer peças, partes e acessórios de motocicletas e veículos em geral por outras vias legais que não os Correios, obtive a informação que estas peças, trazidas na bagagem, somente serão liberadas se o passageiro apresentar uma DSI(Declaração Simplificada de Importação) pagando os tributos devidos pela importação, não se considerando nos cálculos, eventual isenção de bagagem no valor de USD500 (quinhentos dólares americanos) se será considerada no restante da bagagem do passageiro.
                É isto aí.  O governo não pode proibir, pois não consta em lei, mas pode condicionar a importação ao cumprimento de obrigações acessórias, no caso, elaborar DSI, pagando os tributos da Tarifa Aduaneira do Brasil (TAB), publicada pela Livraria Edições Aduaneiras.
                Este procedimento acarreta a retenção das peças na bagagem do passageiro para a elaboração de DSI e pagamento dos tributos, o que pode atrasar um pouco o incremento de sua moto.
                Resumindo, se você quer importar uma determinada motocicleta que não esteja disponível para venda no Brasil, veja o preço do produto no exterior, pesquise o valor do frete por via marítima (bem mais barato do que via aérea), some e multiplique por 2,74.
                Depois vá até o representante da marca e solicite um orçamento para importação da moto de seu sonho ( Alguns prestam este tipo de serviço).  Compare e decida.

                Um abraço a todos.

http://josefernandoesteves.blogspot.com.br/

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