quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aos manifestantes, o silêncio das autoridades.

          Como observador dos fatos e também como personagem dos acontecimentos, verifiquei que na minha cidade, Niterói, foi a Polícia Militar que provocou a reação popular dos manifestantes, vândalos ou não.
          No dia 19 de junho, após seguirem da estação das barcas Rio-Niterói para a Assembléia Legislativa do Município, na Av. Amaral Peixoto, uma parte dos manifestantes continuou em frente e seguiu até o final da avenida e dobrou à esquerda na Av. Marquês de Paraná.
          Foram surpreendidos pelo batalhão de choque da PM, que os aguardava após a esquina e imediatamente os brindaram com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.  Não houve diálogo nem contenção no trajeto.  Só bombas e tiros contra os manifestantes.  Isto despertou a reação dos que buscavam o confronto.  As emissoras de TV mostraram um momento em que um manifestante avançou alguns passos à frente e pediu de braços levantados, calma a todos.  Foi atingido por uma bomba de efeito moral no peito que incendiou sua roupa e o paralisou.  tentou arrancar a camisa em chamas e foi imediatamente agarrado por uma dúzia de PMs que o arrastaram para trás da linha policial.  Não se sabe o que foi feito dele.  A partir daí começou o quebra-quebra e as depredações e incêndios.
          Depois dos governos municipais e estaduais virem à público anunciar a redução das passagens, o silêncio do dia seguinte, com a continuação das manifestações é um sinal preocupante.
          A sociedade em todo o país, em mais de uma centena de cidades, marchou para as sedes de governo e Assembléias Legislativas.  Em Brasília, mais de 300 mil pessoas foram impedidas de chegar até o Palácio do Planalto e rumaram para o prédio do Congresso.  Como as pessoas não foram recebidas, rumaram para o Itamaraty, que estava aparentemente desguarnecido.  Houve tentativa de invasão e a consequente repressão.  Também lá não apareceu nenhuma autoridade para falar com o povo.
          Ninguém apareceu para falar ao povo!! Nem nas redes de TV.   Todas as autoridades se esconderam, porque não tem nada a dizer à população!  Só a polícia os recebeu e tentou despachá-los!
          Mais uma vez, o grupo minoritário de manifestantes, que busca o confronto, exerceu o seu papel de promover arruaças e acabar com a manifestação pacífica.
           Não gosto de fazer previsões, pois elas acabam acontecendo, mas se as autoridades não vierem a público falar sobre as reivindicações populares, o grupo minoritário de baderneiros poderá se tornar uma massa de insatisfeitos atacando e incendiando prédios públicos.  Daí para a repressão violenta e a guerra civil será um passo!   É isto que o PT e o PMDB querem?  Vale tudo para manter o poder?  Seremos uma Síria tupiniquim?
          A sociedade terá que pedir auxílio novamente às forças armadas?  Já sabemos no que dá.

          VAMOS CONTINUAR NAS RUAS ATÉ A VITÓRIA!

         O mundo inteiro nos assiste.  Tenho novamente orgulho de ser brasileiro!  Não podemos aceitar provocações, mas temos que ser firmes e obstinados em nossos pleitos de justiça social e cidadania plena.

         Se o PT queria uma revolução, ela já está à porta, para engoli-lo!

          
         

4 comentários:

  1. Assisti pela TV que em quase todas as cidades onde houve manifestação, dois grupos de agitadores se destacaram. A Polícia Militar e os baderneiros. Estes últimos já conseguiram arrastar uma multidão indignada com o descaso governamental e agressões gratuitas sofridas da polícia. O resultado foi um quebra quebra generalizado!
    Até quando?

    ResponderExcluir
  2. O povo quer um País de Respeito e Ordem, sabemos que a maioria do que estão no poder são Prepotentes, Corruptos e Ladrões.
    O que todos queremos é esse pessoal que Faz Mal a Nação, Fora e Rua, e temos que denunciá-los ao Ministério Publico pra agir e retirar esse Joio, e o lugar deles é na Cadeia!

    ResponderExcluir
  3. Grande José Esteves! O PT apoiou Movimento Passagem Livre, que depois de conseguido o valor pedido, retirou-se do movimento. E pensou que o MPL esvaziaria o movimento. Ledo engano, meu Velho! O povo continuou e o Governo sentiu que perdeu o controle da situação. O Governo e os mandatários deste país(os empresários) estão atônitos. O Governo sabe que já abriu concessões em demasia para miseráveis e empresários e terá que fazer alguma coisa que improvavelmente será paliativa. Não sei o que vai fazer. Só sei que algo tem que ser feito. E a popularidade da presidenta, deverá despencar. A coisa ficou horrorosa para o PT.

    ResponderExcluir
  4. Fidélis S. E. Bragança23 de junho de 2013 às 21:59

    CARO FERNANDO:

    Em poucas palavras o que tenho a dizer sobre o inconformismo do povo brasileiro é a pura demonstração das longas décadas em que se manteve no silêncio, assistindo ao desmando de nossa CÍNICA classe política que, podemos dizer, hoje, marginalizada, se mostra incrivelmente covarde! Onde estão as aparições aproveitadoras a que estamos acostumados a ver num fenômeno do tipo vivido nesta semana que passou.

    Simplesmente sumiram.
Poderíamos aproveitar este momento significativo de nossa Nação para podermos protestar pelo FIM DO FORO PRIVILEGIADO dos políticos que, mesmo estando de forma clara envolvidos senão METIDOS NA CORRUPÇÃO, ladrões, que saqueiam os cofres públicos de nosso País. O salário do político brasileiro deve obedecer aos mesmos níveis dos índices da Previdência Social e a corrupção ser considerada crime hediondo. CADEIA AOS POLÍTICOS DA BANDA PODRE DO SISTEMA.






    Não existe político pobre em nosso país.

    Abraços fraternais do sempre amigo

    Fidelis S.E.Bragança - advogado

    ResponderExcluir