segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A nova(?) política de abastecimento e preços


O Governo Dilma/Lula dá mais um passo em direção ao fim do Plano Real.  
           Agora vem aí o controle de preços dos alimentos para segurar a inflação.

           O recém criado Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (CIEP) se reúne nesta terça-feira para avaliar a situação e propor algumas ações emergenciais.  O objetivo é evitar que os alimentos ajudem a pesar nos índices inflacionários.  
          Traduzindo: O Governo está retomando a obtusa política de Abastecimento.   Em pouco tempo vai começar a correria para comprar pão e carne.

          Parece que o PT no governo copia item por item as medidas adotadas no Regime Militar que seus atuais dirigentes tanto combateram.   Foram nove planos econômicos sucessivos tentando combater a inflação.  Os dois últimos já sob o governo Sarney e Collor.  Todos sabemos no que deu.  
          O mesmo personagem que elevou a inflação de 40% ao ano no período do Dr, Mario Henrique Simonsen, para estratosféricos 237% em um único ano (que motivou o General-presidente Figueiredo a perguntar ao ministro:  Isto pode?) agora é neo-amigo dos petistas e vem apoiando e quem sabe, dando dicas econômicas com sabor de deja-vú.  Ele mesmo:  O ex-super ministro Delfim Neto.
         A Dna. Dilma  já disse que a política econômica é dela, cabendo ao Sr. Mantega apenas cumprir ordens.   Antes assim, amanhã o gaiato vai dizer que não tem culpa do desastre e que só cumpriu ordens.   
          Leio nos Jornais que a Petrobrás, graças à política de congelamento de preços dos combustíveis já apresenta graves vazamentos em seu casco.  Já consumiu 70% do capital levantado para a exploração do pré-sal e neste ano vai gastar o resto, sem perspectivas de solução à vista.
          O próprio viés estatista do PT obrigou a Petrobrás a ficar com 30% de todos os contratos do pré-sal e ser a única operadora da exploração.  Mas, sem dinheiro, como passar do sonho à realidade da perfuração?  Quanto mais importa derivados de petróleo e os revende a preços subsidiados, mais perde dinheiro.  Corre o risco de vender tanta gasolina e os negócios crescerem tanto que vai acabar indo à falência.
          A Petrobrás que em 2008 era a segunda maior petrolífera do mundo, atrás apenas da Exxon-Mobil, agora em 2013 é a sétima, sendo superada até por petrolíferas menores em tamanho mas maiores em resultados.  Agora está até ameaçada de perder o grau de investimento.  Se isto acontecer, vai ter que pagar mais juros para obter financiamentos e os custos já altos, inviabilizarão de vez a Petrobrás.
          Tudo isto resultado da política econômica obtusa deste governo que não sabe nem se preocupa em governar, apenas preocupado com a próxima eleição, onde já tenta aparelhar mais eleitores com a distribuição de 2,5 milhões de bolsas-família, sem qualquer condicionalidade, sem escola, sem qualificação profissional, apenas puro assistencialismo visando resultados eleitorais.  Quando acabar o dinheiro, como vai ser?
          Terão que emitir sem lastro para saciar os miseráveis, como faz a Argentina, modelo de administração para a Dna. Dilma, amiga íntima da Cristina Ex-Kirchiner, agora Fernandez.  O resultado será o fim da estabilidade conseguida com muita luta e perdas para os trabalhadores, que em contrapartida ganharam em previsibilidade de gastos domésticos.  
          O poder é o único norte para o PT, não para melhorar as condições de vida do povo, mas para a locupletação, pura e simplesmente.  Fazem tudo que condenaram nos outros.   Adotam a visão maniqueista deles serem os bons e a oposição, os maus.
          Para finalizar, um conselho aos meus dois leitores:   Guardem bem seu dinheiro e evitem contrair dívidas novas.   O melhor é investir em certificados de compra de ouro, pois o papel moeda em breve vai valer menos que a tinta em que foi impresso.
          Aos meus outros dois leitores no exterior, um nos Estados Unidos e outro na Alemanha, uma dica:
        Fiquem por aí observando nossas trapalhadas.   Se pensavam em voltar, aguardem mais um pouco. 
         Parece que ficaremos inermes assistindo tudo isto.  Agora que o mundo começa a se recuperar do furacão econômico de 2008, nossa "marolinha" vira um Tsunami.
           Espero que a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, não seja o que foi o baile da Ilha Fiscal para o Império brasileiro.

José Fernando Esteves.



Um comentário:

  1. Caro Jose , sou técnico em segurança do trabalho na Petrobras, e venho recebendo seu e-mail constantemente , não sei de onde diga se de passagem , mas tenho lido seu Blog, eme interessado cada vez mais e concordando com seu ponto de vista , do jeito que esta vamos afundar todos juntos ! aqui na companhia vejo cada vez mais estrangeiros dando ordens , e cada vez mais um gasto absurdo do dinheiro publico com banquetes e viagens desnecessárias , enfim parabéns pelo seu Blog !

    ResponderExcluir